terça-feira, 10 de março de 2009

1° Lista de Exercícios - História - Professora Tatiana

01. A poesia abaixo transcrita é de autoria do clérigo europeu Estevão de Fougéres que viveu no século XII. Leia–a atentamente.


“Os clérigos devem por todos orar
Os cavaleiros sem demora
Devem defender e honrar
E os camponeses sofrer.
Cavaleiros e clero sem falha
Vivem de quem trabalha.
Os campônios têm grande canseira e dor.
Pagam primícias ( primeiras colheitas ), corvéias, orações ou talha
E cem coisas costumeiras.

“E quanto mais pobre viver
Mais mérito terá.
Das faltas que cometeu.
Se paga a todos o que deve.
Se cumpre com lealdade a sua fé.
Se suporta paciente o que lhe cabe:
Angústia e sofrimento”.

A partir da leitura da poesia e utilizando também como referência a matéria estudada, discorra acerca da sociedade feudal, principalmente no que diz respeito à divisão da sociedade em ordens hierárquicas - cada qual com sua função neste mundo terreno - e à natureza das justificativas apresentadas para perpetuar essa divisão.


2. Analise historicamente a seguinte afirmativa.

“ Até por volta do ano 1000, as cidades tinham poucos habitantes. A maioria delas, pilhada pelos invasores entre os séculos V e IX, entrara em decadência e diminuíra de tamanho. A partir do século XI, essa realidade começou a se transformar.”


3. “Tudo muda entre as imediações do ano mil e o fim do século XI. O despertar da Europa é a origem de uma expansão contínua, que prossegue durante cerca de três séculos.”

A) CITE E EXPLIQUE dois fatores que, a partir do século XI, foram responsáveis pelo ressurgimento do comércio na Europa Ocidental.

B) IDENTIFIQUE um novo segmento social surgido nesse período e CONTRAPONHA a sua visão de mundo em relação ao cenário econômico, social, religioso e político medieval.

4. “O revigoramento do artesanato e do comércio implicava, é claro, uma ativação da economia monetária. (...) Desde então o aumento da produção, tornando necessário vender o excesso e criando oportunidades de compras, levou a se recolocar em circulação moedas e metais preciosos entesourados. Além disso, o progresso da mineração e os metais trazidos do Oriente pelo comércio permitiam a cunhagem de mais moedas.”

A) RELACIONE a passagem grifada no texto com o movimento das Cruzadas.

B) Explique o que foram as Cruzadas e o contexto histórico em que ocorreram.


5. Atualmente a chamada “Terra Santa” é palco de um sangrento conflito armado, movido, entre outros fatores, pela intolerância religiosa e pelo fanatismo religioso. Identifique os dois povos religiosos que lutam pela Terra Santa nos dias atuais e explique porque a região é considerada sagrada para os povos seguidores destas duas religiões.

6. Analise historicamente a seguinte afirmativa: “Apesar de não terem alcançado seu objetivo - reconquistar a Terra Santa -, as Cruzadas provocaram amplas repercussões no mundo medieval europeu.”


7. “A Alemanha, após sua unificação, teve um processo de industrialização acelerado que a transformou, no final do século XIX, em uma potência industrial da Europa.”
A partir da afirmativa acima, produza um pequeno parágrafo que explique as rivalidades entre a Alemanha e as duas principais potências industriais na Europa até então.


8. O assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando e sua mulher em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, foi o episódio que ficou marcado como o estopim da Primeira Guerra Mundial. explique de que forma o incidente de Sarajevo deu origem à internacionalização do conflito.

9. “A Primeira Guerra, por seu impacto, mortes e destruição, é muitas vezes considerada marco inicial do século XX. Jamais um conflito militar havia tomado tais proporções. A utilização de novas e modernas tecnologias, tais como a metralhadora, os tanques, o avião e o uso de armas químicas como o gás de mostarda, ampliava a violência destruidora, provocando um número absurdo de mortos e feridos. A barbárie da realidade do conflito atingia profundamente a sociedade chamada “civilizada” da Europa”.

O período que se estende de 1870 a 1914 é historicamente conhecido como a Belle Époque Européia. A partir da leitura do trecho acima e de nossas discussões em sala de aula, produza um texto que retrate como a I Guerra Mundial marca o fim deste período e inicia uma nova idéia sobre o homem, suas realizações e produções e da própria humanidade.
=*


Nenhum comentário:

Postar um comentário