Na atualidade os meios de transportes são fundamentais para a economia das nações.
TRANSPORTES TERRESTRES
A) –FERROVIÁRIO
SURGIU COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1ª FERROVIA – INGLATERRA 1825
VANTAGENS=
•Grande capacidade no transporte de cargas e passageiros
•É mais econômico que o rodoviário
•Possui diversas opções energéticas( Vapor, diesel, gasolina,eletricidade)
•O material rodante é de longa duração;
•Os trens modernos podem atingir grandes velocidades.
•Desvantagens – alto custo da construção.
Eua, Canadá, países da EU e Japão, são os países com a maior malha ferroviária.Nos países africanos e no Brasil as ferrovias são periféricas, ligam as áreas produtoras ao porto exportador.
B)-TRANSPORTE RODOVIÁRIO
•É o mais utilizado no mundo (cargas/passageiros).
•VANTAGENS:
- A eficiência, rapidez e possibilidade de deslocamento de carga sem baldeações.
DESVANTAGENS: - custo da manutenção, consumo de combustível , pequena capacidade de carga e segurança.
- É o transporte com maior número de acidentes no mundo.
C)-TRANSPORTE AQUÁTICO
•USADO DESDE DO INÍCIO DA CIVILIZAÇÃO.
•VANTAGENS = ser barato, seguro e grande capacidade de carga
•DESVANTAGENS = ser lento e exigir uma infra-estrutura complexa para construção de eclusas,portos, dragagens e sinalização.
•Pode ser = fluvial, marítimo e lacustre
D)-TRANSPORTE FLUVIAL
•É o mais barato.
•Possui grande capacidade de cargas
•É muito econômico para grandes distâncias
•Apresenta relativamente pequeno consumo de energia.
•Exige = rios caudalosos, de planície e exorreicos para ligação oceânica.
•É o mais utilizado pelos países como Rússia, Europa Ocidental, China e Eua.
•Rios mais navegados do mundo – Rio Mississipi e São Lourenço (Eua/Canadá)
•Rio Amazonas , Rio do Prata, Rio Reno e Volga.
POTÊNCIA E CARGA
Um HP ( cavalo vapor) puxa:
•150 quilos numa rodovia
•500 quilos numa ferrovia
•4.000 quilos numa hidrovia
CONSUMO DE ÓLEO DIESEL(1 L)
•VIAS DE TONELADAS TRANSP.
•TRANSPORTE POR KM
• RODOVIA 30
•FERROVIA 125
•HIDROVIA 575
E)-TRANSPORTE MARÍTIMO
É o mais utilizado para a movimentação intercontinental de cargas.
É fundamental para EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO.
Após a II Guerra Mundial foi modernizado , navios especializados “petroleiros-graneleiros” e os porta- container(embarcações informatizadas com mínimo de pessoal empregado).
Preços impostos por um grande cartel de armadores( donos de navios).
F)-TRANSPORTE LACUSTRE(LAGOS)
•Utilizado em alguns países
•Nos Grandes Lagos ( Superior, Michigan,Huron, Eriê e Ontário) utilizado tanto pelos Eua como pelo Canadá;
G)-TRANSPORTE ÁEREO
É um sistema rápido , seguro e caro, sendo o
mais utilizado como transporte de
passageiros intercontinental. E cada vez
utilizado para transporte de cargas.
OS TRANSPORTES NO BRASIL
•No Brasil , apresenta o predomínio do transporte rodoviário sobre os demais sistemas tanto para carga como passageiro.
•Histórico.1854 – 1ª ferrovia Estrada de Ferro Mauá
•1926 – Governo de Washington Luis – construção da Rodovia Rio- São Paulo.
•1927 – criação da Viação Aérea Rio-Grandense
•1974 – Metrô linha norte –sul São Paulo.
TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO BRASIL
•Causa- Influência das Indústrias automobilísticas.
•Na atualidade a malha rodoviária está sucateada, em péssimo estado de conservação e muitas com a capacidade de escoamento saturada
•Governo está privatizando as principais rodovias do país.
•As concessionárias, restauram,executam melhorias e cobram pedágios.
CONTINUA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário