sexta-feira, 13 de março de 2009

Parte 2 Aula de Multimídia Emiko


RODOVIAS LONGITUDINAISSENTIDO NORTE SUL BR 101


NUMERAÇÃO AUMENTA DE LESTE PARA OESTE


RODOVIAS TRANSVERSAIS

BR 210 -PERIMETRAL NORTE. BR 230 - TRANSAMAZÔNICA

SENTIDO LESTE OESTE E A NUMERAÇÃO AUMENTA DE NORTE PARA SUL

RODOVIAS DIAGONAIS


SENTIDO
NORDESTE – SUDOESTE
SUDESTE – NOROESTE
NUMERAÇÃO AUMENTA
DE NORTE PARA SUL
BR 319 MANAUS PORTO VELHO
BR 364 CUIABÁ PORTO VELHO



RODOVIAS RADIAS


PARTEM DE BRASÍLIA
A NUMERAÇÃO AUMENTA NO SENTIDO HORÁRIO
EX. BR 010 BELÉM-BRASÍLIA
BR 040 BRASÍLIA - RJ



*TRANSPORTE FERROVIÁRIO

•DIVIDIDO EM 4 PERÍODOS
•1) – 1854 A 1940
•CICLO DO CAFÉ – FERROVIAS PERIFÉRICAS –LIGA AS ÁREAS PRODUTORAS AO PORTO DE SANTOS
• ERA DAS FERROVIAS
•2) – 1940 A 1960 – EXPANSÃO LENTA
•JK –ÊNFASE É DADA ÀS RODOVIAS




















CORREDORES DE EXPORTAÇÃO



•3) – 1960 A 1996 – PERÍODO DA DECADÊNCIA DAS FERROVIAS
•IMPULSO À INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA
•TRANSPORTE FERROVIÁRIO CAÓTICO
•DEPREDAÇÃO DE VAGÕES
•FALTA DE MANUTENÇÃO DAS FERROVIAS.
•MUITOS ACIDENTES FERROVIÁRIOS

PERÍODO DE 1996 ATÉ HOJE
FALTA DE MANUTENÇÃO
SUCATEAMENTO DE TODO O SISTEMA FERROVÍÁRIO
FALTA DE RECURSOS

PRIVATIZAÇÃO TODA MALHA FERROVIÁRIA.

CARACTERÍSTICAS ATUAIS
•É essencialmente de carga,
•Transportando minério de ferro e grãos das áreas extratoras ou produtoras aos portos.
•Transporte de combustíveis das refinarias
•Transporte de passageiros é utilizado nas áreas metropolitanas trens de subúrbio e metrô em SP, MA, Leste do PA através da
•E.F.Carajás Itaqui



PONTE RIO TO E.F.CARAJÁS


PROBLEMAS
•MULTIPLICIDADE DE BITOLAS
•RAMAIS ANTIECONÔMICOS
•FALTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE AS FERROVIAS
•RAMAIS OBSOLETOS
•MATERIAL RODANTE ULTRAPASSADO E MAL CONSERVADO

TRANSPORTE AQUÁTICO
COM MAIS DE 7.500 KM E CERCA DE 50 MIL KM DE RIOS,
PODE SER UTILIZADO :
TRANSPORTE REGIONAL
INTER-REGIONAL
INTERNACIONAL

TRANSPORTE FLUVIAL
•RIO AMAZONAS E AFLUENTES
•UTILIZADO PRA TRANSPORTE DE CARGAS E PASSAGEIROS
•RIO PARAGUAI – T
•TRANSPORTE DE GADO
•MINERIOS DO MACIÇO DE URUCUM
•RIO SÃO FRANCISCO, RIO TO, ARAGUAI, PARANÁ , URUGUAI E JACUI EM PEQUENAS ESCALAS.

HIDROVIA DO TIETÊ-PARANÁ
•SISTEMA DE ECLUSAS DA HIDRELETRICA DE TRÊS IRMÃOS NO RIO TIETÊ, FOI AMPLIADO EM MAIS DE 2 MIL KM DESTA HIDROVIA.
•INTERLIGANDO OS ESTADOS DE
•SP
•MS
•GO
•MG
•PR

RIO TIETÊ




ENTROCAMENTO RIO TIETÊ




Entroncamento
Hidrovias
Rodovias
Ferrovias
No Rio Tietê




TRANSPORTE MARÍTIMO
É UTILIZADO COMO TRANSPORTE DE CARGA INTERCONTINENTAL
1)- Manaus – Importador e exportador
2) –Belém – Importador e exportador
3) –Barcarena –Exportador de Alumínio
4) –Itaquí e Ponta da Madeira – Export.ferro
5) –Luis Correia – Importador e Exportador
6) –Macau-RN – Exportador de Sal
7) –Cabedelo –PB – importador e exportador
8) –Recife –PE – Import. E Exportador de Açúcar
9) –Suape – PE – Importador e Exportador.
10) –Salvador 0BA – Importador e Exportador
11) –Malhados – BA – Exportador de Cacau
12) –Tubarão e Vitória ES – Ferro do Quadrilátero Ferrífero
13) –Rio de Janeiro – Importador e Exportador
14) –Sepetiba – RJ – Importador e Exportador
15) –São Sebastião – Desembarque de petróleo
16) –Santos –SP –Importador e Exportador de manufaturados e café
17) – Paranaguá – Importador e Exportador de grãos e manufaturados
18) –São Francisco do Sul SC – Exportador de grãos e manufaturados
19) –Itajaí – Exportador de Manufaturados
20) – Henrique Lage ( Imbituba SC) – Importador e Exportador de manufaturados .
21) –Rio Grande RS –Exportador de Carne, grãos, manufaturados e importação de trigo.



PORTO DE VITÓRIA


PROBLEMAS DO TRANSPORTE AQUÁTICO
•COSTA RASA, RETILÍNEA E ABERTA
•RIOS DE PLANALTOS ( COM QUEDAS)
•RIOS DE PLANICIES DISTANTES DOS CENTROS INDUSTRIALIZADOS
•PORTOS MAL EQUIPADOS
•FALTA DE PROGRAMAS PARA CONSTRUÇÃO DE ECLUSAS E CANAIS
•PRESSÃO DE GRANDES GRUPOS ECONÕMICOS LIGADOS AO SETOR DE TRANSPORTES RODOVIÁRIO.

CUSTO BRASIL
SÃO OS CUSTOS DESNECESSÁRIOS AGREGADOS Á PRODUÇÃO, QUE ENCARECEM E DIFICULTAM A CONCORRÊNCIA COM SIMILARES DE OUTROS PAÍSES.

A)Excessivo impostos e taxas cobradas pela União e Estados
B)Burocracia governamental para licença para exportação
C)Demoras na liberação de pela alfândega de máquinas e equipamentos
D)Altos custos portuários
E)Rodovias mal conservadas que encarecem o frete
F)Legislação ultrapassada das relações trabalhistas encarecendo a mão-de-obra e achatando salários.
G)Elevadas taxas de juros para financiamentos.
Agora acabou!
xP

2 comentários:

  1. Vocês poderiam colocar o arquivo em .rar ou em .zip, pq ai fica mais fácil para baixar.
    Ou um link q vá para o megaupload ou o rapidshare, easy share. Eh melhor para baixa.

    Flw's!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah Dani, é complicado pq eu nem sei fazer esse negócio que vc falou, qndo eu aprender fica mais fácil saka?! xP

    ResponderExcluir