quarta-feira, 8 de abril de 2009

Aula Emiko - Conteúdo da P.B.

AGENTES MODELADORES DO RELEVO

Agentes externos ou exógenos:
  • Intemperismo ou Meteorização: conjunto de processos que desagrega ou decompõe as rochas. Pode ser:
a) Intemperismo Mecânico ou Físico: é provocado pela variação de temperatura, fazendo com que a rocha dilate e depois se contraia. Acontece em áreas desérticas e polares.
b) Intemperismo Químico: é provocado pela ação das chuvas. Acontece em zonas intertropicais. (No Brasil há predomínio de intemperismo químico. Causa: 72% da área do pais é de zona intertropical, quente e chuva, exceto no sertão, onde ocorre o intemperismo físico.)
  • Ventos (Eólica): exemplo de erosão que ao mesmo tempo que desgasta ele constrói através da sedmentação.

Rocha "desenhada" pelo vento.



Sedmentação causada pelos ventos, que acaba criando desertos e dunas.

  • Águas das chuvas: formas as voçorocas que são formadas pela combinação de processos de erosão e demonstram um desequilíbrio do ambiente.


Voçoroca.
  • Rios: Na nascente(alto), por culpa do relevo o rio torna-se feroz, fazendo muita erosão. No encontro de afluentes(médio) o rio torna-se caudaloso e faz o transporte dos sedmentos causados pela erosão na nascente. Na foz(baixo) ocorre a sedmentação.

Meandros.
  • Mar: Ocorre o tipo de erosão chamada de abraasão, que é a força do mar jogada contra os paredões, que aos poucos se descmacha.

Erosão causada pelo mar (abraasão). Falésias.



No mar, a sedimentação dos sedmentos causados pela abraasão forma as restingas ou cordões litorâneos, que são locais onde a água do mar e a água de rios se misturam criando um ambiente proprício para crustáceos.

  • Geleiras: Morainas começam a se deslocar(declínio do relevo e gravidade) e formam os fiordes(local propício para bacalhau). A erosão causada por geleiras só ocorre nas Zonas Polares e Zona Temperada do Sul e do Norte.

Moraina.


Fiorde.
Onde a moraina para formam-se lagos glaciais após o fim da glaciação. Em volta de tais lagos surge um tipo diferenciado de solo que é chamado de solo moraínico, que é formado por sedmentos que a moraína carrega.
Faltam os Agentes internos ou endógenos, mas não tenho certeza se é só isso que vai cair na prova, então é bom dar uma revisada no conteúdo geral.
~> Giovanna Maciel

Um comentário: