quarta-feira, 8 de abril de 2009

  • Nematelmintos


    CARACTERÍSTICAS GERAIS
  • Corpo cilíndrico não segmentado;
  • Simetria bilateral;
  • Possuem pseudoceloma e tubo digestório completo;
  • Triblásticos;
  • Protostômios.

    SISTEMA TEGUMENTÁRIO
    Corpo revestido por uma cutícula flexível, acelular.

    SISTEMA MUSCULAR
    Apresenta apenas musculatura longitudinal abaixo da epiderme.

    CAVIDADE DO CORPO
    Possuem pseudoceloma, que fica entre a camada muscular e a parede intestinal.

    SISTEMA DIGESTÓRIO
    Completo da boca até o ânus, digestão é extracelular.

    SISTEMA CIRCULATÓRIO
    Ausente, a distribuição ocorre pelo líquido celômico.

    SISTEMA RESPIRATÓRIO
    Ausente, nos de vida livre é por difusão (na pele), nas parasitas é anaeróbia.

    SISTEMA EXCRETOR
    Possui dois tipos de sistemas excretores, o simples que aparece em nematóides de vida livre e é constituído de uma grande célula ventral anterior, já o duplo, é em forma de H.

    SISTEMA NERVOSO
    É constituído de um anel em volta do esôfago e por vários cordões longitudinais que deles partem.

    REPRODUÇÃO
    Dióicos, com fecundação interna.

    HÁBITAT
    Vida livre: vivem na água e no solo;
    Parasitas: parasitam animais e vegetais.

    Principais doenças causadas por nematelmintos

  • Ascaridíase:
    Agente causador: Ascaris lumbricóides;
    Habitat: intestino delgado;
    Transmissão: ocorre quando o hospedeiro ingere ovos;
    Sintomas: obstrução intestinal e dos canais hepáticos. Pneumonia.

  • Enterobiose:
    Agente causador: Enterobius vermicularis
    Habitat: intestino grosso;
    Transmissão: ocorre quando o hospedeiro ingere ovos;
    Sintomas: diarréia, dores abdominais, coceira anal, náuseas e vômitos.

  • Amarelão:
    Agente causador: Necator americanus ou Ancylostoma duodenale;
    Habitat: intestino delgado;
    Transmissão: penetração ativa na pele das larvas que ficam livres no solo;
    Sintomas: ulcerações na mucosa intestinal, anemia, afecções pulmonares.

  • Elefantíase:
    Agente causador: Wuchereria broncofti;
    Habitat: vasos linfáticos das pernas, braços, glândulas mamárias e saco escrotal;
    Transmissão: mosquitos dos gêneros Culex, Aedes e Anopheles.
    Sintomas: edema, linfagetes e linfadenites.

31 comentários:

  1. muito bom seu trabalho ,me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  2. acho que é muito pequenino

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Nossa com um vocabulário desse com certeza te ajudou bastante!

      Excluir
  4. essa pesquisa esta me ajudando muito é show DE bola...

    ResponderExcluir
  5. achei uma boa pesquisa,bom entendimento...
    vlw!!!

    ResponderExcluir
  6. Alex disse..
    essa pesquisa esta me ajudando muito
    e mais e ela e otima
    vlw....

    ResponderExcluir
  7. ficou ótima essa pesquisa
    era tudo o que eu precisava...
    vlw!!!

    ResponderExcluir
  8. amei tudo que eu prescisava para o trabalho de ciências

    ResponderExcluir
  9. consegui fazer todo o meu trabalho de ciencias com isso.
    muito bom

    ResponderExcluir
  10. Muito muito boom esse trabalho me ajudou bastante !Fiko mto grata pela sua colaboração ao me ajudar a fazer o meu trabalho cm essas informações!

    ResponderExcluir
  11. muito legal me ajudou no trabalho de Ciências.

    ResponderExcluir
  12. chatoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  13. legal muito bom,tudoo que eu estava precisando!!
    vlw!!!

    ResponderExcluir
  14. não tem nenhuma característica sobre nematelminto

    ResponderExcluir
  15. espero sua resposta byebyebyebyebyebyebyebyebye

    ResponderExcluir
  16. responde rápido por favor

    ResponderExcluir
  17. Amei esse post, me ajudou demais na hora de estudar pra prova!!!

    ResponderExcluir
  18. adorei muuuito agora sei q vou bem no seminario d bilogia valeww

    ResponderExcluir
  19. Ótima explicação, além de estar resumida, explicou tudo...

    ResponderExcluir
  20. muito otimo essa espplicaçao
    adorei me ajudou muito

    ResponderExcluir
  21. me ajudou bastante mesmo, parabéns!! e obrigado!!

    ResponderExcluir
  22. quebraram uma arvore pra mim...!

    ResponderExcluir
  23. muito bom o trabalho de vocês adorei mesmo valeu Deus lhe page..!!!

    ResponderExcluir
  24. hehe ajudou-me bastante mais ajudaria maiis se melhorasen a coor da letra poiiis eu tive ke forçar a vista para escrever tdu istoo !!!

    ResponderExcluir