quarta-feira, 8 de abril de 2009

Continuação Conteúdo da P.B. - Emiko

AGENTES INTERNOS OU ENDÓGENOS



a) Vulcanismo: Magma em altíssima temperatura sai através das crateras dos vulcões. A maior parte dos vulcões localiza-se no Círculo de Fogo do Pacífico, que contém 85% do total de vulcões do planeta.






Os vulcões surgem nas beiras das placas tectônicas.



b) Tectonismo: É o movimento natural da crosta terrestre. Pode ser:


  • Orogênese: As forças das placas são aplicadas no sentido horizontal ( -> <- ), que aos poucos vão se dobrando e formando os dobramentos modernos (últimas cadeias montanhosas).





  • Epirogênese: As forças das placas atuam na vertical, sendo uma para cima outra para baixo, e assim criam as falhas.



c) Abalos Sísmicos: Tremorer, que podem ter como causas:



  • Acomodação de camadas: Acúmulo de calcário (incrustação), o lençol freático dissolve o calcário formando um vácuo que é preenchido por sedmentos da camada superior. Não há consequência social, pois possui baixa intensidade.
  • Vulcanismo: Sedimentos da camada superior preenchem o vácuo criado na câmara magmática, liberando a enregia que será sentida na superfície. É de baixa intensidade.
  • Tectônicas: Choque entre uma plca tectônica e outra. Hipocentro (foco) é o local onde as placas se chocam. Epicentroé o último local onde é sentido o choque. A intensidade vari de acordo com a distância do foco ao epicentro e do tipo de rochas. A intensidade é medida na Escala Richter, que vai de 0,1 à 9,9.




3 comentários:

  1. legal, mas o que isso tem a ver com Medicina no ITA? Probabilidade de um pessoa morrer no Brasil devido a terremotos decorrentes de um movimento epirogênico ou orogênico?
    kkkkk...
    Isso mostra domínio de conhecimentos gerais. Até, porquê, geologia não está diretamente ligada à Medicina!

    Boa Sorte Amigo!!!

    Futoros Nefrologistas (Os Melhores entre os melhores)

    ResponderExcluir